Ceará-Lab-de-mentorias.png

LAB DE MENTORIAS

Grande Pirambu (CE)

oi futuro___white .png
sebrae.png

Lab de mentorias

Em parceria inédita Favela Sounds, Sebrae no DF e Oi Futuro apresentam o LAB de Mentorias, uma jornada empreendedora para negócios criativos, colaborativos e periféricos. Entre 8 e 17 de setembro, 40 negócios/projetos/ideias selecionados por edital participam de encontros virtuais de capacitação em empreendedorismo, modelagem de negócios, inspiração, propósito, construção de marca e preparação para participação em ambientes de mercado.

Dividida em três etapas – Bora refletir?, Bora aprender?, e Agora bora compartilhar?, a jornada perpassa temas fundamentais pra empreendedores criativos. Em Bora refletir?, nos dias 8 e 9 de setembro, o LAB faz sua acolhida aos projetos contemplados, trazendo duas grandes referências do empreendedorismo brasileiro para conversas sobre Empreendedorismo Social, Black Money, Propósito e outros temas. São elas: Onília Araújo no dia 8, fundadora da PONTE, organização que pensa inovação e afroempreendedorismo nas periferias; e Karine Oliveira no dia 9, criadora da Wakanda Educação Empreendedora.

Nos dias seguintes, 10 e 13, 14 e 15 de setembro, os participantes põem a mão na massa, nas oficinas de “Branding: Construindo uma marca forte” (13 e 14 de setembro), com o consultor de branding e especialista em inovação para pequenos negócios, Livio Lourenzo; e "Criando negócios inovadores" e "Apresentando sua ideia de negócio" (10 e 15 de setembro), com o consultor empresarial , palestrante e mentor de negócios João Fróes.

Ao final deste processo, nos dias 16 e 17 de setembro, o LAB de Mentorias propõe Bancas de Ideias setoriais para que os participantes apresentem pitches aos convidados, grandes nomes do empreendedorismo criativo brasileiro. Estes comentam as apresentações, trazendo insights e possibilidades aos negócios. A jornada é gratuita, totaliza 17 horas/aula e conta com certificado para os participantes que cumprirem toda a carga horária proposta.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS (19 A 30 DE AGOSTO)
Áreas atendidas

Turismo; Moda; Gastronomia; Música; Artes visuais, design e grafite; Audiovisual; Negócios de Impacto Social; Games; Agências de Comunicação e veículos de comunicação comunitária; e Conteúdos Digitais/Influenciadores

CRONOGRAMA DO LAB DE MENTORIAS

 

Período: 8 a 17 de setembro

Carga Horária Total: 17 horas – Será emitido Certificado para os participantes que cumprirem toda a carga horária proposta.

Formato: 100% Online e Gratuito

Etapa 1 - Bora refletir?

08/09 (quarta-feira), das 18h30 às 21h

18h30: Abertura da jornada e boas-vindas aos participantes

19h: "Uma breve história sobre diversidade: Uma vida fora da norma", com Onilia Araújo

 

09/09 (quinta-feira), das 18h30 às 21h

18h30: Momento "Gerindo uma Comunidade Virtual", com Vult

19h: "A necessidade como combustível para empreender", com Karine Oliveira

 

Etapa 2 - Bora aprender?

10/09 (sexta-feira), das 18h às 21h

Criando Negócios Inovadores, com João Fróes

13/09 e 14/09 (segunda e terça-feira), das 18h às 21h

Branding: Construindo uma Marca Forte, com Livio Lourenzo

 

15/09 (quarta-feira), das 18h às 21h

Apresentando sua ideia de Negócio, com João Fróes

 

Etapa 3 – Agora bora compartilhar?

16 e 17/09 (quinta-feira e sexta-feira), àS 18h

Música / Games

16/09, às 18h

Luciana Adão (Oi Futuro)

Tânia Artur (Sim Produções)

Eli Moura (Festival Convida/Iduna Produções)

Mediação: Guilherme Tavares (Favela Sounds/Instituto SOMA)

 

Artes Visuais, Design e Grafite / Audiovisual / Alimentação e Gastronomia

16/09 às 18h

Vanessa Vieira (SECEC-DF e Comitê do Grafite do DF)

Renata Carvalho (Ricco Burguer)

Dnego Justino (designer)

Mediação: Dani Diniz (Cia Viceras/Instituto SOMA)

 

Moda

17/09 às 18h

Isaac Silva (estilista)

Hisan Silva e Pedro Batalha (Dendezeiro)

Pinto Música (estilista de Moçambique)

Mediação: Guilherme Tavares (Favela Sounds/Instituto SOMA)

 

Agências de Comunicação, Conteúdos Digitais, Influenciadores e Negócios de Impacto Social

17/09 às 18h

Marta Carvalho (Iyabá Agência/SP)

Ionara Silva (Consultora em Economia e Direitos Digitais/Lisboa)

Nathi Birkholz (TropiPress/SP)

Mediação: Amanda Bittar (Favela Sounds/Um Nome Comunicação)

 

Sobre o Grande Pirambu (CE)

Listada pelo IBGE como a maior favela do Ceará, Grande Pirambu é o sétimo maior conglomerado do Brasil, reunindo população de mais de 40 mil habitantes, o que representa 10,8% das favelas de Fortaleza (Jacarecanga, Nossa Senhora das Graças, Cristo Redentor, Goiabeiras e outras). Localizada entre o mar e o sertão, Pirambu está na história do Ceará desde 1932, quando por lá se instalaram campos de concentração de refugiados da grande seca daquele ano. É o local mais populoso de Fortaleza desde os anos 1960 e seu nome, em tupi, significa peixe-roncador. Pirambu já foi tema de manifesto nas artes plásticas, conhecido como Escola do Pirambu (1977), reunindo os artistas Claudionor, Chico da Silva, Ivana, Garcia e Babá. Também foi tema para os quadrinhos do X-Men/Marvel Comics em 2006, quando Wolverine passa as férias na comunidade. É lembrada também por Matuê na música "É Sal", do álbum Máquina do Tempo.

Cadastre-se para receber
notÍcias e promoções