Edições Anteriores

Edição 2022

Em 2022, Favela Sounds retomou suas atividades presenciais na Esplanada dos Ministérios após a longa pandemia de covid-19, levando 55 mil pessoas a acompanhar a programação inteiramente gratuita. Correalizado pela Um Nome Produção e Comunicação, o Instituto Alvorada e o Instituto SOMA Cidadania Criativa, a sexta edição do maior festival de cultura periférica no Brasil teve sua programação ligada ao tema “Cuidado e Participação Social”, com atividades pensadas para potencializar a presença da juventude periférica nos espaços de poder.

Entre 27 de junho e 22 de julho de 2022, o festival apresentou um LAB em participação social para jovens lideranças periféricas, duas oficinas técnicas para inclusão produtiva de menores em privação de liberdade, três debates em instituições públicas de ensino e 22 shows na Praça do Museu Nacional que reuniram grandes nomes da música periférica brasileira de Norte a Sul. Em 2022 também, a plataforma Favela Sounds lançou o primeiro ambiente de mercado do Brasil voltado exclusivamente à criatividade periférica, projeto paralelo ao festival de nome Favela Talks.

Edição 2021

Em função da pandemia de covid-19, a quinta edição do festival Favela Sounds aconteceu em formato virtual, entre 18 e 22 de agosto de 2021, correalizada pela Um Nome Produção e Comunicação e o Instituto SOMA Cidadania Criativa. Sob o tema “A Vez do Amor”, toda a programação refletiu sobre a importância do amor em todas as dimensões da vida cotidiana. 

As atividades foram apresentadas na plataforma do evento de forma geolocalizada, espelhada no mapa do Brasil. O line-up de shows, debates, oficinas, sessões de mentoria e DJs era dividido em palcos virtuais que hospedavam 35 horas de conteúdo original produzido pelo festival, com alcance de mais de 2 milhões de pessoas virtualmente.

Edição 2020

A cultura digital atravessou o Favela Sounds desde o início da pandemia de Covid-19. Compreendendo-se como plataforma de conteúdos sobre cultura e criatividade para as periferias, e canal de diálogo entre marcas e a juventude periférica, sendo o festival, presencial ou virtual, um dos braços da plataforma.

Edição 2019

A quarta edição do Favela Sounds aconteceu de 11 a 16 de novembro de 2019 no Estádio Nacional Mané Garrincha e em 15 RAs. Tendo o tema Favela Sounds é a Rua do Mundo, o festival programou oficinas nas RAs, debates em escolas públicas, atividades em unidades do Sistema Socioeducativo, e residência artística internacional na comunidade do Sol Nascente e uma primeira edição do Favela Talks. Ao todo, a edição reuniu 30 mil pessoas ao longo de sua realização. Todo o evento foi realizado de forma gratuita, com 10 ônibus indo e voltando de 10 RAs nos dias de shows.

Edição 2018

A terceira edição do Favela Sounds teve o Afrofuturismo como tema, e aconteceu entre 19 a 24 de novembro de 2018 no Museu Nacional/Esplanada dos Ministérios, e em 12 RAs. Com oficinas nas RAs, debates em escolas públicas, atividades em unidades do Sistema Socioeducativo e muitos shows, Favela Sounds 2018 foi realizado pela Um Nome Produção e Comunicação, com patrocínio da Oi e Ambev, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do DF, além de apoio do Oi Futuro. Esta edição contou com 23 mil participantes ao todo. Todo o evento foi realizado de forma gratuita, com 10 ônibus indo e voltando de 10 RAs nos dias de shows.

Edição 2017

A segunda edição de Favela Sounds consolidou o projeto no DF enquanto começou a apresentá-lo ao Brasil. Com patrocínio da Oi, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, e realizado pela Um Nome Produção e Comunicação, esta edição aconteceu de 30 de outubro a 4 de novembro de 2017, no Museu Nacional e em outras 10 RAs do DF. Com debates no Museu, oficinas em espaços culturais independentes de RAs do DF, atividades no sócio-educativo e 20 shows realizados, nesta edição recebemos 23 mil pessoas em todo o evento. Todo o evento foi realizado de forma gratuita, com 10 ônibus indo e voltando de 10 RAs nos dias de shows.

Edição 2016

Entre 14 e 19 de novembro de 2016, Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia realizou sua primeira edição, envolvendo 10 RAs em oficinas de formação para a criatividade, debates e shows no Museu Nacional (Esplanada dos Ministérios), de forma gratuita e ônibus indo e voltando de 10 RAs. Realizado pela Um Nome Produção e Comunicação, a primeira edição do Favela Sounds teve patrocínio da Oi, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do DF, do Fundo de Apoio à Cultura do DF, e apoio do Oi Futuro. De saída, Favela Sounds reuniu 16 mil pessoas, iniciando um legado que nos traz até aqui.