Tradicional evento criado na capital, o Festival Latinidades chega à 13ª edição com versão on-line em que reúne atrações candangas, nacionais e internacionais

Por Adriana Izel – Correio Braziliense

Após uma edição em São Paulo no passado, o Festival Latinidades — Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, que já trouxe a Brasília nomes como Angela Davis e Patricia Hill Collins, terá uma versão on-line. O início será quarta-feira e segue com programação até o dia 27, de forma totalmente gratuita e virtual com transmissão nas redes sociais.

O tema deste ano é “Utopias negras” e tem como objetivo criar debates que projetem o futuro. “No meio de uma distopia e uma crise humanitária, a gente precisa conseguir ter fôlego e sobreviver para projetar o futuro. Essa é a mensagem que a gente quer trazer esse ano: a utopia como legado”, avalia Jaqueline Fernandes, uma das idealizadoras. As homenageadas da edição são Elisa Lucinda, Elza Soares e Dona Dalva.

Por isso, o evento contará com mais de 60 atividades que envolvem painéis, shows de música, recitais de poesia, workshops, vivências, oficinas, rodas de conversa e espaço infantil com atrações do Distrito Federal, mas também de âmbito nacional e internacional.

A presença candanga no festival é inerente à origem do evento, que começou e fez história na capital federal, ocupando, principalmente, a área central de Brasília. Entre os nomes confirmados da cidade estão duas cantoras da nova geração da música brasiliense: Letícia Fialho e Moara. Cada uma delas fará uma apresentação musical no Latinidades.

Letícia será responsável pelo encerramento do primeiro dia, 22 de julho, com um pocket show às 21h30, em que passeará pelo repertório autoral Purpurina anzol e Maravilha Marginal. “Sempre acompanhei o festival e nunca tinha participado como atração. Esperei esse momento e, agora, rolou o convite. Estou muito feliz. Acho que é um evento superimportante não só para a cidade, mas nacionalmente, por dar protagonismo às mulheres negras, autoras e fazedoras”, comenta a artista.