Muito além dos shows,  o Favela Sounds possui uma vasta programação de ofinas e debates. Assim como nos anos anteriores, a 4ª edição do festival vai realizar quatro oficinas gratuitas voltadas para quatro regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 11, 12, 13 e 14 de novembro. As atividades acontecem no Paranoá, Ceilândia, São Sebastião e Planaltina. Qualquer pessoa pode participar, basta preencher o formulário de inscrições disponíveis nos links a seguir. Todas as atividades têm classificação indicativa livre. 

Oficina de Beat Making – #AperteoPad, com Felipe Pomar (TrapFunk&Alívio) 

Por meio da linguagem musical, a oficina ministrada por Felipe Pomar, do TrapFunk&Alívio, busca oferecer aos jovens a possibilidade de que eles possam produzir suas próprias músicas utilizando as ferramentas mais modernas de produção musical eletrônica. A atividade tem o intuito de fortalecer a identidade do jovem, trazendo várias faces de sua cultura através do conhecimento rítmico e da prática musical.

Biografia do oficineiro:

Felipe Pomar é integrante do TrapFunk&Alívio, movimento originado em Nordeste de Amaralina, bairro de Salvador. Ao lado de DJ Alle-x, DJ MG e Manno Lipe, Pomar mistura letras, pontos e bases de funk com a linguagem do trap para constituir uma música original, onde a comunidade dialoga com seu entorno.

Data: 12,13 e 14 de novembro

Horário: das 14h às 18h

Local: Uama Paranoá – Quadra 5, Conjunto 3, Área Especial D, Paranoá, 3369-5820.

Inscrições: http://bit.ly/FVS-BeatMaking

Oficina de Discotecagem (exclusiva para mulheres), com DJ Donna

Nesta oficina, a DJ Donna vai ensinar técnicas de discotecagem, como dinâmicas de reconhecimento e utilização de equipamentos, assim como a melhor forma de entender tempo, BPM e ritmo. Durante o curso, Donna busca inspirar as participantes a gerar renda a partir da música. 

Biografia da oficineira:

Ganhadora do Prêmio Womans Music Event Awards no ano de 2018 em SP na categoria de Melhor DJ, Donna é a primeira DJ Mulher a se destacar em Brasília no ano de 2000. Batalhadora e guerreira, desde sempre ministrou oficinas de discotecagem no Semina DF, Mês do Hip Hop Capão Redondo SP, Projeto Elas Agitam, Conexões Urbanas Impressões Femininas – projeto do qual é idealizadora – Oficina Brasília de todas as Culturas e Sarau VA. 

Data:11, 12, 13 e 14 de novembro

Horário: das 14h às 18h

Local: Casa Akotirene – QNN 23, Conjunto J, casa 35, Ceilândia, 98659-4390.  

Inscrições: http://bit.ly/FVS-Discotecagem

Oficina de Literatura Negra – Escrevivências (exclusiva para mulheres), com Zane do Nascimento e Hellen Rodrigues 

Ministrada por Zane do Nascimento e Hellen Rodrigues, esta oficina literária tem por objetivo apresentar um novo mundo de palavras produzido por autoras que incorporam o projeto da literatura negra-feminina brasileira. A metodologia baseia-se em leituras mediadas, dinâmicas das fichas e confecção de cartas negras, além de ensejar debates e discussões entre as/os participantes. A oficina vem abalar as estruturas do cânone nacional e acordar aqueles que dormem sonos injustos para saudar um grande nome que nos orienta, a escritora mineira Conceição Evaristo.

Biografias das oficineiras:

Hellen Rodrigues é moradora do Itapoã-DF, graduanda em Sociologia e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília(UnB), e ministra a Oficina do Rasuras no Cânone.

Zane do Nascimento é baiana, antropóloga, mestranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB), e ministra as oficinas Escrevivências e Rasuras no Cânone.

Data:11, 12, 13 e 14 de novembro

Horário: das 14h às 16h

Local: Casa de Paulo Freire – Quadra 201, Conjunto 20, Casa 7, São Sebastião.

Inscrições: http://bit.ly/FVS-LiteraturaNegra

Educação financeira para empreendimentos criativos, apresentada pelo SICOOB

Parceria do Favela Sounds com o Instituto Sicoob, esta oficina vai abordar a importância da educação financeira para a construção – e manutenção – de um negócio próspero. Durante as atividades, serão apresentados temas como cooperativismo, relação com o dinheiro, desejo x necessidade, realização de sonhos, orçamento pessoal e familiar, endividamento e investimentos. E haverá ainda espaço para as chamadas clínicas financeiras, momentos em que voluntários do Instituto Sicoob vão prestar um atendimento personalizado e gratuito para avaliar e auxiliar a situação financeira dos alunos presentes.

Data: 13 e 14 de novembro

Horário: das 14h às 17h

Local: Complexo Cultural de Planaltina – Avenida Uberdan Cardoso, Setor Administrativo, Via WL 02, Lote 2, Planaltina, 3389-2441. 

Incrições: http://bit.ly/FVS-EducacaoFinanceira