Com clipe realizado majoritariamente em casa, durante a quarentena, o artista referencia Guernica de Pablo Picasso enquanto critica o atual governo do país.

Em 1937 o pintor cubista Pablo Picasso criou uma das mais emblemáticas pinturas da história da arte: Guernica. A obra retrata o bombardeio à cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) mediante um ataque aéreo feito pela Alemanha nazista. A intenção de Guernica era denunciar os horrores da guerra carregando uma forte crítica ao fascismo alemão. Portanto, a obra possui um caráter político, ao mesmo tempo que atenta para o poder de destruição da guerra.

Em 2020, Amaro, rapper e artista visual revisita a famosa obra de Picasso em uma releitura para a construção da identidade visual de seu novo single: Eu Sei o Que Vocês Fizeram Nas Eleições Passadas. Assim como em Guernica, Amaro denuncia as características fascistas e autoritárias do governo atual focando principalmente em sua retórica negacionista em relação à pandemia do Coronavírus no Brasil e no mundo.

A música, assim como seu videoclipe, produzido nesse período de distanciamento social, surgiu da necessidade do artista em continuar produzindo sua arte em um momento em que a classe artística brasileira – principalmente formada por artistas independentes – encontra-se em uma situação de total silenciamento.

Amaro, por ter formação em artes visuais e atuar profissionalmente na área de desenhos, pinturas e ilustrações, não fez só toda a direção de arte, mas também confeccionou todos os cenários à partir dos materiais que tinha em sua própria casa. Pedaços de papelões, plásticos, fitas e tintas foram reutilizados para essa releitura de Guernica.

O clipe foi gravado em casa, com exceção de apenas uma cena, onde o artista escolheu a Esplanada dos Ministérios para finalizar o vídeo. A equipe responsável pela gravação do videoclipe foi extremamente reduzida. Amaro, seu namorado Eric Lamounier e o videomaker Fabrício Carvalho são responsáveis por todo o projeto, do roteiro à edição de vídeo. Durante as gravações foram tomadas todas as medidas de cuidados determinadas pelas autoridades de saúde e da OMS.

O videoclipe da música está disponível no canal do YouTube do artista e a música estará disponível nas maiores plataformas de streaming à partir de amanhã (31/07).